Vamos falar um pouco sobre análise de indicadores financeiros, já fez alguma vez?
Pode ajudar a empresa a saber quantas vendas ela precisa realizar para atingir as suas metas de faturamento.
Divida o volume total de faturamento pelo volume de vendas fechadas.
A fórmula fica assim: ticket médio = faturamento / vendas.
Caso queira calcular o ticket médio por cliente, a lógica é a mesma: faturamento / número de clientes.
Quando o ponto de equilíbrio é cruzado com o ticket médio, é possível saber exatamente qual o número de transações que precisa acontecer para que o negócio não sofra prejuízo.
É necessário saber exatamente as despesas fixas, financeiras e a margem de contribuição.
A fórmula fica assim: ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / índice da margem de contribuição.
Além disso, a relação entre o faturamento e a margem de lucro permite avaliar o risco do negócio.
Some todas as receitas de vendas :)
Quanto do valor de vendas restará depois de subtrair os custos e as despesas variáveis. Esse montante contribuirá para cobrir despesas e custos fixos, ainda gerando lucro. Ao conhecer a margem de contribuição, a empresa pode se planejar melhor para investir e expandir suas operações.
Margem de contribuição = faturamento – (custos variáveis + despesas variáveis).
Compara o lucro líquido ao faturamento total, apresentando o ganho que a empresa consegue gerar em cima do trabalho desenvolvido. A lucratividade é que determina se o negócio realmente justifica seu funcionamento, se tem gerando vendas suficientes para ter lucro.
Lucratividade = (lucro líquido / faturamento) x 100.O lucro líquido corresponde ao valor faturado, menos os custos fixos, os custos variáveis e os impostos.
É um bom indicador de eficiência. Na comparação entre 2 empresas que exercem a mesma atividade, aquela com maior margem operacional é a que apresenta melhores resultados para cada real vendido, o que significa custos operacionais reduzidos.
Margem operacional = (lucro operacional / vendas líquidas) x 100.
Nesse caso, as vendas líquidas é a receita da venda de serviços e produtos, descontados os abatimentos, as devoluções e os impostos. E o lucro operacional corresponde ao resultado do investimento feito nos ativos empresariais, incluindo o investimento em outras empresas, aplicações financeiras e receitas denominadas não operacionais.
É um indicador de riscos que avalia o grau de comprometimento dos ativos com o passivo da empresa. No Brasil, o crédito é bastante caro. Sendo assim, é importante acompanhar esse índice para evitar gerar uma bola de neve, com a empresa pagando juros atrás de juros, sem sair do lugar.
Nível de endividamento = (passivo / ativo) x 100.
O passivo de curto prazo são as dívidas que deverão ser quitadas em prazo inferior a um ano. Já o passivo de longo prazo engloba as dívidas que serão liquidadas após esse período.
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