A antecipação de recebíveis do cartão de crédito ajuda empresas a antever recursos que entrariam em caixa somente no futuro. Isso depende de quantas parcelas a venda foi efetuada. Dessa forma, empreendedores podem dar mais liquidez ao seu fluxo de recebimentos e trabalhar com dinheiro à vista. Quer fazer uma simulação gratuita de antecipação? Clique aqui.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que significa essa prática que ajuda empresas a organizar suas contas em um prazo mais curto. Você verá o conceito e como funciona este tipo de serviço e saberá quais são as vantagens de contar com esse importante mecanismo de otimização do financeiro de uma organização. Vamos lá?
É bem-sabido que existem diversas modalidades de vendas que podem ser oferecidas ao cliente. Elas podem ser à vista ou a prazo. Entre os tipos de vendas a prazo, existe a possibilidade de a operação ser feita utilizando o crédito do cliente disponível em seu cartão.
O vendedor, por sua vez, deverá esperar o prazo da venda para receber o recurso em seu caixa. Ou seja, se uma transação foi feita em três vezes com recebimento em 30, 60 e 90 dias, este será o prazo para que o dinheiro seja repassado à empresa.
A antecipação de recebíveis é, portanto, a possibilidade dada a uma companhia de antever os recursos que só chegariam no futuro. Isso favorece o fluxo de caixa, que passa a contar com um recurso de liquidez imediata, em vez de ter tal liquidez em um prazo mais estendido.
A antecipação dos recebíveis é proporcionada pela própria administradora de cartões de crédito em que foi realizada a operação. Cada uma tem suas próprias regras no que diz respeito a taxas cobradas e prazos de liberação do recurso.
Em algumas operadoras existe horário limite para fazer a solicitação. Passado esse tempo, o pedido passa a contar como feito no dia seguinte. O prazo de liberação do recurso costuma variar entre 24 e 48 horas a partir da solicitação. Além disso, os juros incidentes na operação variam entre 1% e 5%, geralmente. Cada operadora tem suas regras.
Os juros cobrados na antecipação são menores que um empréstimo emergencial contratado via banco, por exemplo. Em relação ao cheque especial, que pode chegar a 10% ao mês, a diferença é bem grande. Além disso, na antecipação o dinheiro é seu, diferentemente do empréstimo quando uma dívida é contraída.
A velocidade na liberação do recurso também é outra vantagem, pois a burocracia é bem menor. Outro ponto de destaque é que não há risco de inadimplência, uma vez que a tarefa de cobrança de pagamento recai sobre a operadora do cartão de crédito.
A antecipação de recebíveis do cartão de crédito pode ser uma grande aliada no fluxo de caixa de uma empresa que realiza vendas à prazo. Em vez de esperar todo o período (que pode ser longo), pode-se contar com o dinheiro de entrada imediata, o que favorece o trabalho de liquidez imediata. As taxas cobradas costumam ser acessíveis, principalmente quando comparadas a outras modalidades de empréstimos.
Para receber nossos conteúdos em tempo real, assine nossa newsletter e não perca nossos lançamentos!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.