Um dos grandes desafios para os gestores de médias e pequenas empresas é aumentar o faturamento da empresa de forma sustentável. É uma equação que depende de uma série de fatores, como encontrar o preço correto dos produtos, atrair mais clientes e reduzir os custos de produção.
Nessa tarefa multidisciplinar, cabe ao gestor saber trabalhar com diferentes equipes — vendas, marketing, financeiro, produção — para identificar os pontos de melhoria e como essas áreas podem se integrar para que, no final, a empresa consiga vender mais e melhor, além de manter o cliente fidelizado.
Para ajudar nessa missão, neste post, trazemos 6 dicas para aumentar o faturamento da empresa. Confira!
Esse é um detalhe que muitos gestores acabam deixando para a última hora por não fazerem as análises necessárias para definir de forma adequada. O ideal é que a precificação seja analisada mesmo antes da abertura de um negócio, até para que o empreendedor tenha previsibilidade.
Ao contrário do que muita gente pensa, a precificação não tem a ver apenas com os custos de produtividade que a empresa tem, mas também com o valor que o cliente está disposto a pagar pelo produto que você vende.
O ideal é que você venda o produto pelo maior valor possível, dentro do que o cliente está disposto a pagar, reduzindo os custos de produção, para assim aumentar as vendas e o faturamento. A diferença entre o faturamento e os custos será a sua margem de lucro.
É importante lembrar que o fator qualidade, aliado a uma boa campanha de marketing e percepção positiva de marca, é o que pode fazer com que o cliente enxergue em seus produtos um potencial que faça com que consumidor esteja disposto a pagar um pouco mais.
Outra maneira eficiente de aumentar o faturamento da empresa é com a diversificação dos canais de venda. Hoje em dia, a maioria das empresas não diferencia mais os canais físicos do virtuais, fornecendo atendimento e suporte para vendas em múltiplos canais.
É possível, por exemplo, anunciar produtos diretamente em redes sociais, se aproximando ainda mais do cliente, que já estará navegando nesses canais. Há também os marketplaces integradores, que servem de intermediários no contato entre clientes e vendedores. Com um e-commerce próprio, você pode personalizar sua atuação no mercado, com promoções exclusivas e programas de fidelidade integrados.
Ao diversificar os seus canais de vendas utilizando as ferramentas digitais aliadas ao PDV físico, o gestor tem a possibilidade de desenvolver o escopo de atuação da empresa, melhorando consideravelmente as possibilidades de vendas e o aumento do faturamento.
Muitos gestores acham que apenas despejar dinheiro em estratégias de marketing digital e campanhas de publicidade será o suficiente para aumentar o faturamento e, por consequência, a lucratividade. Mas, utilizando as estratégias, métricas e indicadores corretos, é possível aumentar o faturamento sem elevar tanto os gastos.
Todo cliente que chega até sua empresa tem um custo, que é conhecido de forma técnica como CAC — Custo de Aquisição de Clientes. Um fator que deve ser levado em conta nesse tipo de análise é que o cliente pode fazer uma compra e não voltar mais.
Por outro lado, se ele gostar do produto, da empresa e do atendimento, ele pode voltar várias vezes, e isso é metrificado pelo Lifetime Value (LTV). Outra maneira de aumentar o LTV é com o aumento de valor agregado dos produtos, que elevam o ticket médio de sua empresa.
Quando a empresa tem um CAC elevado e um LTV baixo, o retorno que cada cliente traz para a empresa passa a ser insatisfatório, ou seja, é necessário criar ações para reduzir esse custo de aquisição, mas também é importante ter em mente que o seu produto não está agradando ao público-alvo — criando estratégias para melhora desse ponto.
O concorrente não está aí apenas para você disputar mercado com ele, mas também para aprender observando as suas ações positivas. Ao observá-los, você poderá identificar oportunidades de melhorias em diversas áreas, como precificação, apresentação do produto, atendimento etc.
A questão aqui não é simplesmente copiar a concorrência, mas entender que existem outros caminhos que podem ser tomados e que sua empresa pode adaptar o que eles oferecem de positivo às demandas de seu negócio e até aprimorar.
Essa prática é comum no mercado e acaba beneficiando a todos, em especial ao cliente, afinal, uma empresa visualiza oportunidade em outra, aprimora, gerando qualidade e redução de preços. Isso se torna um ciclo, afinal, outra empresa pode tomar a mesma medida, regando um processo de melhorias contínuas.
O relacionamento com o cliente é um fator primordial para fazer com que ele volte a comprar em sua empresa — o processo de fidelização. O pós-venda, por exemplo, pode fazer com que sua empresa ganhe pontos com os consumidores, já que boa parte das corporações simplesmente esquecem do cliente após a conversão.
Estimule os clientes a se cadastrar em seu site, app ou site, oferecendo vantagens exclusivas em troca — como descontos e brindes. Assim, além de poder trabalhar sobre seus dados e históricos de compra para criar boas campanhas de marketing, você poderá se manter conectado com eles, oferecendo promoções, dicas e informativos.
Deixe sempre os seus canais de comunicação abertos para que eles possam tirar dúvidas e enviar sugestões. É importante também aproveitar essa proximidade para enviar pesquisas de opinião para coletar as preferências do público-alvo. Ao manter sua empresa sempre em contato com o consumidor, você mantém a marca em seu subconsciente, fazendo com que ele sempre lembre de sua empresa quando precisar de seu produto.
O foco deve ser o equilíbrio, afinal, você não quer sobrecarregar o seu cliente com mensagens e e-mails em sequência, que farão com que ele se canse e comece a não abri-los. Envie as mensagens no tempo certo e com conteúdos que realmente vão trazer algo útil para o consumidor.
Todas essas estratégias envolvem maior esforço do empreendedor para crescer, dessa forma entenda que se o se negócio vale a pena você deve investir mais dinheiro nele, e isso significa abrir mão da tranquilidade e correr riscos. Quanto maior o investimento maior a chance da faturar mais, veja a história de grandes empreendedores de sucesso eles arriscaram pra conquistar.
Uma das formas de investir mais dinheiro na sua empresa é através de um empréstimo empresarial, dessa forma você vai ter caixa para investir mais em produto, canais de venda, marketing e todas as áreas da empresa, e se tornar relevante no mercado. Milhares de clientes nossos compararam através da nossa plataforma as melhores opções de crédito e recebem propostas em até 7 dias para investir em suas empresas, quer alavancar o faturamento da sua empresa? Faça seu cadastro e tenha acesso ao crédito mais barato do mercado.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma base para aumentar o faturamento de sua empresa. Ao precificar de forma correta o seu produto, levando em conta o valor que ele representa para o cliente, você consegue faturar mais, gastando menos. Ao identificar o CAC, vocês passam a controlar de forma racional o seu LTV. Ao melhorar a comunicação, vocês se aproximam do público, eliminando barreiras e aumentando as chances de fidelidade. E investindo mais você cresce mais!
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