Você sabe o que acontece quando determinado mercado fica nas mãos de poucas instituições financeiras? Quem precisa de crédito sai perdendo. Sem opção, os empresários são obrigados a escolher uma entre as poucas disponíveis que, normalmente, cobram caro e não prestam o melhor serviço, uma vez que elas não têm a menor motivação para isso.
Foi o que aconteceu no Brasil por bastante tempo. Houve um movimento de concentração do mercado, com grandes bancos comprando instituições menores e ficando cada vez mais gigantes. No fim, havia cinco grandes players — Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal —, sendo dois deles estatais.
O panorama começou a mudar com a chegada das fintechs que, normalmente, são especializadas em um serviço e fazem uso intensivo de tecnologia para oferecer algo melhor e, muitas vezes, mais barato para o cliente. É assim que o crédito digital está revolucionando o mercado financeiro. Vamos ver em detalhes como isso é possível neste artigo. Acompanhe!
O surgimento das fintechs só foi possível graças ao avanço tecnológico, que é tão importante que está no próprio nome do segmento, já que fintech nada mais é do que a união dos termos financial e technology, ou seja, finanças e tecnologia.
Faz todo o sentido que isso tenha acontecido. Pense em como era o mundo antes da era digital. Para alcançar o cliente, era preciso estar presente fisicamente, ou seja, abrir uma agência. Isso custa dinheiro e não é pouco. Além disso, não é um modelo facilmente escalável. Para expandir, é preciso abrir outra agência, que vai sair tão caro quanto a anterior. Isso funciona como uma barreira contra novos entrantes.
Não é à toa que, durante muitos anos, os bancos usavam o grande número de agências que eles tinham espalhadas pelo país como maneira de mostrar que eles estavam perto do cliente. A tecnologia mudou completamente esse cenário. Com um aplicativo no celular qualquer empresa está, literalmente, no bolso do cliente.
Foi assim que surgiram as primeiras fintechs no Brasil. A chegada do Nubank, em 2013, é um marco no setor, mas muitos consideram a Toro Investimentos, criada em 2010, a primeira fintech do país. Hoje, de acordo com dados do Distrito Fintech Report 2020, são 742 iniciativas do gênero só em terras tupiniquins.
As fintechs de crédito são uma das categorias de fintech. Elas podem prover diversos tipos de serviços, como antecipação de recebíveis, consórcios, oferta direta de crédito a empresas, com diversas linhas, e P2P, que são plataformas que buscam conectar as empresas que buscam crédito a quem quer investir.
Em comum, todas buscam soluções melhores para os clientes, que ofereçam mais agilidade, comodidade e, claro, condições mais vantajosas, especialmente juros mais baixos. Essas taxas podem variar muito. De acordo com um ranking do Banco Central, por exemplo, a taxa para capital de giro com prazo de até 365 dias varia de 3,52% ao ano até 313,12% ao ano. Os números se referem ao período de 30/07/2020 a 05/08/2020.
As fintechs conseguem oferecer condições mais vantajosas justamente porque têm uma estrutura de custos mais enxuta, graças ao uso intensivo de tecnologia. É por isso que o crédito digital vem conseguindo revolucionar esse mercado, reduzindo taxas e ampliando o acesso ao crédito.
Como o empresário pode descobrir qual a oferta mais vantajosa para ele? Foi para responder essa pergunta que surgiram os marketplaces de crédito, as fintechs que conseguem comparar as taxas de juros de várias instituições de acordo com o perfil da empresa.
Veja, a seguir, as vantagens que os marketplaces de crédito oferecem aos empresários na hora de escolher a melhor oferta de crédito disponível para o seu caso.
Um marketplace de crédito reúne, em um único lugar, todas as opções de crédito disponíveis para a sua empresa. Isso poupa o trabalho de pesquisar as ofertas disponíveis para o seu caso em cada uma das instituições financeiras.
Ao comparar manualmente as opções de crédito disponíveis no mercado conseguimos, com muito esforço, olhar cinco ou seis instituições financeiras. No entanto, o mercado conta com muitas outras alternativas, que deixamos de fora por falta de tempo ou de conhecimento.
Nos marketplaces de crédito isso não acontece. Eles fazem uma varredura completa do mercado, reduzindo as chances de deixar de fora justamente aquela que seria a melhor opção para a sua empresa.
Esse benefício é uma consequência natural de tudo o que dissemos acima. Em vez de gastar seu tempo pesquisando as opções de crédito nas diversas instituições e depois ainda ter de comparar as taxas, os prazos e as demais condições, o marketplace de crédito faz essa busca automaticamente.
Assim, você tem mais tempo para se dedicar a questões mais estratégicas do seu negócio, que tragam resultados e colaborem para alcançar os objetivos traçados.
Os marketplaces de crédito não apenas analisam as opções disponíveis, mas também indicam quais são as melhores para o seu caso. Comparar as diversas ofertas pode ser trabalhoso e um tanto complicado, uma vez que cada uma delas tem condições específicas, com taxas de juros e prazos diferentes.
O marketplace de crédito faz esse trabalho e garante que você tenha todas as informações disponíveis para tomar a melhor decisão para o seu negócio.
Agora você já sabe como o crédito digital está contribuindo para a revolução do mercado financeiro no Brasil. Os marketplaces de crédito fazem parte desse processo. Com eles, é possível saber, acessando um único lugar, qual é a melhor opção disponível. É uma grande vantagem especialmente para o pequeno empreendedor, que tem mais dificuldade para conseguir acesso ao crédito.
Este texto foi escrito em parceria com a Capital Empreendedor, o marketplace que acessa e compara a melhor taxa de juros e ainda oferece aos pequenos empreendedores variadas linhas de tomada de crédito com documentação única, em um só lugar!
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