É importante sempre apresentar a documentação pedida pela financiadora no momento de solicitar o seu crédito, pois só assim será possível finalizar o processo e ter a sua solicitação aceita.
Muitos consideram esse papel como uma "certidão de nascimento para instituições" e, por isso, deve estar presente como um dos documentos para solicitar crédito para a empresa, para que a financiadora conheça mais sobre o empreendimento e consiga algumas informações importantes para o processamento da solicitação.
Importante: verifique se no documento esteja contada a última alteração contratual.
Apresentar extratos de pelo menos 4 meses anteriores de todas as contas PJ da empresa é uma forma de provar que o seu negócio têm feito um bom controle do dinheiro, além de receber, mensalmente, uma quantia mais que suficiente para quitar o pagamento do crédito no período estipulado.
Esse também é um tipo de documento que auxilia no conhecimento sobre a realidade financeira da instituição, o que trará maior confiança de que a sua empresa está em uma boa fase e não oferecerá inadimplências.
É importante se certificar de que a declaração de faturamento utilizada para o pedido de empréstimo seja dos últimos 36 meses, além de ser devidamente assinada pelo contador responsável.
Os sócios também precisam apresentar suas respectivas documentações, que são as seguintes: RG, CPF, comprovante de residência como pessoa física e IRPF de todos os sócios + recibo de envio.
Para as empresas que querem dar algum imóvel como garantia, é necessário apresentar CPF e RG do dono do imóvel, além da matrícula do bem, um documento que serve como um "CPF" do imóvel.
Já para as instituições que oferecerão um veículo como garantia de empréstimo, precisam apresentar um contrato social com a última alteração, os 3 último holerites, CPF e RG dos sócios, além dos documentos do veículo.
O Know Your Client (KYC) é um processo considerado obrigatório para a etapa de identificação do cliente, pois ele auxilia no cumprimento de normas internacionais, além de proteger a empresa sobre possíveis calotes e outros problemas.
Nela, a empresa precisa se certificar de que as informações fornecidas pelos clientes realmente são verdadeiras. Para tal, é necessário exigir documentos oficiais que validem esses dados, como RG, carteira de trabalho, passaporte, etc.
Por conta dessa verificação, são coletados diferentes dados sobre o cliente pelo banco. Essas informações são armazenadas em sistemas de relacionamento e gestão e são importantes para otimizar a integração de clientes, estratégias de avaliação de risco e de due diligence.
Ainda é possível ter um banco de dados com todas as transações feitas anteriormente pelo cliente, informação que pode ser adquirida por meio de Medidas e Vigilância do Cliente. Assim, é possível saber quais deles já tiveram situações de atraso ou inadimplência no pagamento.
Existem diversas opções: bancos, fintecs, BNDES... entretanto, a melhor estratégia é conhecer melhor cada uma das opções. Neste texto, explicamos como funciona cada uma delas.
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