O empréstimo sem garantia é uma opção para o empreendedor que precisa de dinheiro, mas não tem um bem para oferecer como garantia. Ou seja, é uma forma de obter crédito sem ter de colocar sua casa, carro ou recebíveis como garantia.
Essa modalidade é ideal para empresas que precisam de um reforço financeiro para investir em seus negócios. A análise é feita com base na saúde financeira da empresa, histórico de crédito e outros fatores determinantes.
Neste post, você vai descobrir mais sobre a modalidade e como ela ajuda você e a sua empresa!
Trata-se de uma modalidade de crédito em que o tomador do empréstimo não precisa oferecer um bem como garantia para obter o dinheiro. Ou seja, não é preciso colocar a casa, o carro ou outra propriedade em risco para conseguir a quantia que necessita.
O empréstimo sem garantia é uma alternativa viável para empresas que buscam obter capital de giro ou investir em novos projetos. Empresas de diversos setores, como varejo, tecnologia, serviços e indústria, recorrem a essa modalidade de empréstimo para financiar suas atividades.
O objetivo desse tipo de empréstimo é, justamente, permitir que pequenas empresas, startups entre outras tenham acesso a recursos financeiros que ajudem em sua expansão, investimentos em tecnologia, compra de insumos, entre outros.
A principal diferença entre esses dois tipos de empréstimos é a necessidade de apresentar garantias. No empréstimo tradicional, as instituições financeiras exigem que o solicitante ofereça um bem como garantia para a liberação do crédito, como um imóvel, um veículo ou recebíveis de seus clientes.
Já no empréstimo sem garantia, a empresa não precisa oferecer um bem como garantia, o que torna o processo mais simples e menos burocrático. Além disso, essa modalidade financeira é uma opção mais acessível em termos de juros e taxas, especialmente para microempresas e MEIs que têm dificuldades em apresentar garantias.
Conseguir esse tipo de empréstimo costuma parecer desafiador, mas é possível. O primeiro passo é preparar um bom histórico financeiro e demonstrar a capacidade de pagamento do empréstimo, quanto mais informações sobre o seu negócio maior a facilidade em receber ofertas de crédito. Alguns dos documentos que são solicitados são comprovantes de renda, extratos bancários e declaração de imposto de renda.
Outra dica é ter um bom plano de negócios caso esteja buscando um empréstimo para sua empresa. Isso ajuda a convencer o credor de que o investimento valerá a pena. Um ponto que muitas empresas costumam errar é o momento de pedir um empréstimo, geralmente quando você mais precisa, esta com dividas ou com pouco caixa, não é o momento ideal, por isso ter um bom estudo sobre o seu negócio pode te apresentar bons momentos para conseguir taxas muito mais baixas e aproveitar oportunidades de mercado.
Lembre-se de comparar as taxas de juros e as condições oferecidas pelas diferentes instituições antes de escolher a melhor opção para você. Com planejamento e uma boa pesquisa, é possível conseguir um empréstimo sem garantias. A Capital Empreendedor é uma grande aliada do empreendedor nesse ponto, pois com o software de comparação é possível comparar todas as instituições financeiras de forma gratuita e encontrar o crédito mais barato personalizado para o seu negócio, não deixe de comparar.
Portanto, o empréstimo sem garantia é uma opção para micro e pequenas empresas que não têm garantias para oferecer aos bancos. Apesar de ser um processo mais desafiador, é possível encontrar alternativas e obter o capital necessário para investir e expandir o negócio.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a gente também no Facebook, Instagram,LinkedIn, fique por dentro de todos os nossos conteúdos focados em empresários.
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.