Um assunto muito discutido pelos empresários é debater e trocar experiências boas e ruins sobre estratégias de crescimento do seu negócio.
Para crescer, toda empresa precisa de uma estratégia clara e bem definida. Não basta apenas ter um bom produto ou serviço, é preciso traçar um plano de ação para expandir seus negócios e conquistar novos clientes.
O que vai definir o sucesso de uma empresa, é uma mistura de: modelo de negócio e estratégia de crescimento.
Essas duas vertentes andam lado a lado para que suas ideias e suas ações tragam resultados no médio a longo prazo. E os modelos de negócios variam da forma em que você quer se posicionar no mercado, seja como um produto premium, marketplace, loja física, franquia, varejo, indústria, entre outros.
Ao saber exatamente o seu nicho e seu público alvo, você está a um passo de ter sucesso. Assim podendo implementar ações de marketing e comunicação para atrair cada vez mais seu público desejado.
A seguir, listamos as principais estratégias que podem ajudar empresários a impulsionar o crescimento de suas empresas:
Investir em novos produtos ou serviços pode ser uma ótima maneira de alcançar novos mercados e aumentar a base de clientes. Mas é preciso fazer uma análise detalhada do mercado e entender as necessidades dos clientes para oferecer soluções relevantes e assertivas, que irão suprir essas necessidades.
Como por exemplo o McDonald’s, a maior rede de fast food do mundo tem como principal objetivo fornecer aos seus clientes produtos como hambúrgueres, batatas fritas e sorvetes, produtos fortemente associados a comidas de lazer, com muitas calorias e poucos nutrientes. Mesmo assim eles diversificaram seu portfólio de produtos com opções mais saudáveis introduzindo a salada, visando atrair clientes fora de seu radar, mas que fazem parte de um público que têm crescido muito. Hoje é possível encontrar saladas e sopas no McDonald’s e não fugir da dieta.
Aprofundando aos melhores canais de divulgação você chegará mais fácil ao seu público alvo e atingirá melhores resultados. Se comunicando e fornecendo a eles o que exatamente sua empresa quer falar para atrair novos leads. Saber aonde você vai se comunicar é primordial para manter um ótimo posicionamento e estar onde seu público alvo vem buscando suprir essa necessidade que sua empresa é capaz de suprir e atender.
Expandir seus negócios para novas regiões ou países pode ser uma ótima maneira de aumentar sua base de clientes e diversificar seu negócio. Mas é preciso fazer uma análise de mercado detalhada e entender as particularidades de cada região para garantir o sucesso da expansão.
As sandálias Havaianas são hoje as mais conhecidas e líderes de mercado, como forma de melhorar a percepção da marca, nos anos 90 a empresa decidiu expandir para o exterior e começou a vender suas sandálias em outros países da América Latina e na Europa. Nos anos seguintes, a empresa expandiu para a Ásia, América do Norte e África. Essa expansão geográfica permitiu além de mostrar a marca em novos mercados melhorar a imagem das Havaianas, que se tornou conhecida mundialmente, e perdeu o status de ser um produto barato e voltado para o público de baixa renda, permitindo aumentar a diversificação e o preço de venda.
É uma técnica de análise corporativa, ou seja uma análise da concorrência,onde você pode absorver inúmeras lições e aprendizados em comparação ao seu negócio. Uma técnica fundamental para você saber de fato se está seguindo o caminho certo e ao mesmo tempo analisar algumas tendências e oportunidades para mergulhar ou não no que já está sendo implementado pela concorrência.Aprendendo e aplicando as melhores práticas na sua própria empresa.
Comprar outras empresas pode ser uma excelente estratégia para expandir a sua base de clientes e aumentar a sua participação de mercado, o que encurta o tempo necessário para o crescimento. Ao adquirir uma empresa já estabelecida no mercado, com uma grande base de clientes e funcionários experientes, é possível reduzir os custos em comparação com o crescimento orgânico.
Antes é preciso fazer uma análise detalhada da empresa que será adquirida e avaliar se a aquisição é estratégica para seus negócios, pois existem muitos desafios ao adquirir uma empresa, como combinação de cultura entre os negócios, estruturação de novos setores, reorganização de equipe e muito mais.
É uma técnica de análise corporativa, ou seja uma análise da concorrência,onde você pode absorver inúmeras lições e aprendizados em comparação ao seu negócio. Uma técnica fundamental para você saber de fato se está seguindo o caminho certo e ao mesmo tempo analisar algumas tendências e oportunidades para mergulhar ou não no que já está sendo implementado pela concorrência.Aprendendo e aplicando as melhores práticas na sua própria empresa.
Nessa prática você vai analisar e observar tudo que seu público alvo está buscando e poderá se aprofundar e entregar com mais certeza o que eles realmente estão indo atrás. Colocando seu negócio como primordial na sociedade. Essa é uma prática que anda lado a lado com a pesquisa de benchmarking, tirando conclusões para saciar a necessidade do seu público. Podendo ser criado dentro disso novos produtos e novas vias para sua empresa.
Aprofundando aos melhores canais de divulgação você chegará mais fácil ao seu público alvo e atingirá melhores resultados. Se comunicando e fornecendo a eles o que exatamente sua empresa quer falar para atrair novos leads. Saber aonde você vai se comunicar é primordial para manter um ótimo posicionamento e estar onde seu público alvo vem buscando suprir essa necessidade que sua empresa é capaz de suprir e atender.
Investir em tecnologia pode ser uma ótima maneira de aumentar a eficiência e a produtividade da empresa, além de oferecer novos produtos ou serviços. Mas é preciso avaliar cuidadosamente o retorno do investimento e garantir que a tecnologia escolhida esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.
Essa estratégia é muito utilizada hoje em dia na maioria das empresas. Tornando seu negócio mais tecnológico com a implementação do mundo digital atraindo novos clientes e qualificando seu serviço e produto. Seja ele com máquinas para produção, seja ele para atrair novos clientes ou até mesmo sofisticando sua empresa dando um tom maior de modernidade e inovação. Como por exemplo muitos restaurantes de bairro que ao utilizarem aplicativos de delivery tiveram grande escala em seus negócios, proporcionando maior faturamento através de uma estratégia digital.
Entregue a ele o que realmente ele busca. Junto a pesquisa de mercado e a comunicação certeira essa vertente se destaca e faz com que seu negócio se torne único e fiel ao cliente. Fidelizando e dando feedbacks ao consumidor isso atrai muito valor e lembrança de marca. Então, seja na fase de decisão de compra do cliente ou até mesmo na fase pós-venda, se comunique com o seu cliente, mostre que está ali para solucionar seus problemas e demonstre humanização no processo de sua empresa.
As alianças de parceiros com a sua empresa também são fundamentais para a expansão do seu negócio. Conseguindo atingir um número maior de clientes ativos. Faz parte da expansão da estratégia de crescimento da sua companhia, tendo um conhecimento maior do mercado e mostrando mais autoridade no assunto. Isso traz mais engajamento e podendo expandir seu negócio a novos mares a serem explorados, fornecendo novos produtos, fazendo assim sua empresa crescer cada vez mais ou seja estabelecer parcerias com outras empresas pode ajudar a expandir sua base de clientes e oferecer novos produtos ou serviços. Mas é preciso escolher parceiros que estejam alinhados com seus valores e objetivos estratégicos.
Então para crescer, é preciso ter uma estratégia clara e bem definida. É preciso avaliar as opções disponíveis e escolher que melhor se adequam aos objetivos da empresa. Com planejamento e dedicação, é possível alcançar o sucesso e levar sua empresa a novos patamares de crescimento. Ao adotar essas estratégias de crescimento, os empresários podem levar suas empresas ao próximo nível e alcançar os melhores resultados.
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