Encontrar maneiras de financiar as atividades da empresa e manter seu pleno funcionamento é fundamental. Para isso, é preciso utilizar financiamentos e buscar investimentos que ajudem nessa atividade. Nesse sentido, na hora de aumentar a segurança das operações, optar pelo Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) é uma boa opção.
Esse tipo de recurso ajuda a reduzir o risco dos empréstimos, já que as taxas de financiamento sem garantia estão ainda mais abusivas. Além disso, pode ser facilmente solicitado durante as operações. Quer saber mais sobre o que é e como funciona o FGI? Então, continue a leitura e confira este texto em detalhes.
O Fundo Garantidor para Investimentos é uma garantia maior de obtenção de crédito por parte de micro, pequenas e médias empresas com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 300 milhões, além de empreendedores individuais (como definidos na Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006), empresários individuais e caminhoneiros autônomos.
Na maioria das vezes, quando empreendedores e empresas de menor porte precisam tomar crédito, encontram dificuldades e empecilhos por não atender às garantias exigidas pelas instituições financeiras.
Esse cenário impossibilita um financiamento com o valor ideal (considerando taxa de juros, valor de entrada e os prazos de carência e amortização) ou até mesmo a contratação deste financiamento. Nisso, o FGI surge como um recurso ao qual é possível recorrer a fim de complementar as garantias oferecidas pelas empresas.
O FGI é indicado para empresas de pequeno porte que precisam captar recursos financeiros para fazer os investimentos, mas têm dificuldades em oferecer garantias aos credores.
A partir dele, tem-se um aumento das chances de aprovação de pedidos de crédito. Além disso, esse financiamento pode ser aprovado com melhores condições, como menores taxas de juros, prazos mais longos e menores exigências de entrada.
Com a intenção de conseguir esse tipo de benefício é preciso saber quais são as instituições financeiras participantes. Elas são listadas pelo BNDES e você pode ver a relação no site do banco. Assim, terá ciência se é possível utilizar o FGI na hora de solicitar um empréstimo.
A fim de ter acesso a um financiamento, a empresa ou o empreendedor deve se dirigir a um banco habilitado, que pode ser conferido na lista do site do BNDES. Essa instituição ainda destaca que o índice de garantia contratada pode variar de 10% a 80%.
Mas tenha atenção, pois há casos em que o FGI não se aplica. É preciso conhecer os critérios que definem como e quando você pode utilizá-lo. Explicamos em mais detalhes a seguir.
Primeiramente, é preciso ter uma empresa de micro, pequeno ou médio porte, respeitando a receita bruta anual já destacada no começo deste post. Além disso, é válido entender para quais tipos de operações essa garantia pode ser oferecida.
Entre os principais exemplos de financiamentos que se pode usar o FGI estão os projetos de investimentos, compra de máquinas e equipamentos, produção voltada para exportação e até mesmo capital de giro.
As informações detalhadas podem ser consultadas junto ao BNDES, que tem como responsabilidade definir as regras de utilização desse tipo de garantia. Ao atender aos requisitos, é possível aproveitar todos os benefícios. Continue a leitura e confira mais sobre as vantagens desse recurso.
O uso do FGI nos investimentos e nas demandas de financiamento da sua empresa apresenta diversas vantagens, como:
Diante dessas informações, você pode se perguntar se existe limite em operações realizadas por uma mesma empresa ou empreendedor relacionadas à cobertura da garantia do FGI.
Nesse sentido, o site oficial do BNDES destaca que “a garantia do FGI em operações de financiamento está limitada ao valor máximo de R$ 10 milhões por empresa ou empreendedor”.
Existem diversas linhas de crédito que empresas de menor porte podem aproveitar ao optar pelo FGI. Por exemplo, é possível ter acesso a recursos do Finame junto ao BNDES com condições ainda melhores.
Além disso, os valores captados podem ser destinados para diferentes tipos de projetos em sua empresa, como na aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, capital de giro, aquisição de softwares nacionais, projetos de expansão de unidades produtivas e vários outros!
Vale lembrar que o BNDES disponibiliza uma lista completa com as linhas de crédito disponíveis dentro do FGI. Além disso, essa garantia é confiável e segura, pois foi desenvolvida com o objetivo de ajudar os empresários no processo de aquisição de crédito.
O custo para utilização do FGI é chamado de Encargo por Concessão de Garantia (ECG) e depende do valor financiado, do percentual garantido pelo Fundo e do prazo de financiamento.
Aqui na Capital Empreendedor é possível captar o crédito ideal para a sua empresa, comparando prazos e taxas das maiores linhas de crédito brasileiras. Você pode fechar negócio em apenas alguns dias a uma taxa competitiva, buscando em um só lugar, sem estresse e com transparência.
Ao entender o que é o FGI e como ele pode ajudar na hora de solicitar crédito para a sua empresa, fica mais fácil obter recursos na hora de financiar operações e até mesmo manter as contas em dia. Além disso, contar com a Capital Empreendedor é uma excelente maneira de encontrar opções com ótimo custo-benefício, o que ajuda a melhorar a gestão financeira do seu negócio. São mais de 360 opções para tomar crédito e dar agilidade ao seu empréstimo empresarial.
Quer aproveitar os serviços da Capital Empreendedor? Então, faça o seu cadastro em nosso site e compare grátis agora mesmo!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.