Um dos principais fatores que podem auxiliar no desenvolvimento de uma empresa é justamente a aplicação de capital em pontos estratégicos e que retornarão em lucro a longo ou curto prazo. Um deles é a compra de máquinas e equipamentos.
Neste texto, você entenderá como funciona o financiamento de máquinas e equipamentos, quais dicas podem ser aplicadas para aproveitar o melhor dessa atividade e como o Capital Empreendedor pode tornar os empréstimos muito mais rápidos e efetivos.
Existem diversos tipos de financiamentos que podem ser utilizados, como participação acionária, fontes alternativas, linhas de crédito e Finame. Continue a leitura e confira um pouco mais sobre cada uma delas.
Uma maneira de levantar o dinheiro necessário para o investimento no seu próprio negócio é abrir mão de uma parte da sua empresa e vendê-la para investidores anjo. Eles são pessoas físicas que, ao acreditarem no seu negócio, poderão fazer grandes investimentos em troca de uma pequena parte dos lucros.
Caso a sua empresa esteja engajada na área de pesquisa, é possível utilizar linhas de crédito especiais para pesquisa e inovação. Além disso, algumas fintechs também se oferecem para auxiliar financeiramente pessoas jurídicas e físicas nesse quesito.
Agora, para as empresas que pretendem aumentar a sua produção por meio do investimento em novas máquinas, é possível utilizar linhas de crédito. É permitido adquiri-las tanto por instituições financeiras privadas e públicas quanto pelas linhas de crédito dos Fundos Constitucionais e do BNDES.
O Finame é uma agência pública pertencente ao grupo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Eles também auxiliam na importação dos maquinários necessários que não são produzidos no Brasil, além de auxiliar na exportação dos equipamentos feitos no país e que serão comercializados no exterior.
O financiamento feito pela Finame se divide em 3 linhas, sendo cada uma específica para um tipo de cliente. São elas:
Ainda existem mais 2 modelos extras de Finame: o agrícola, específico para a compra de equipamentos e produtos do setor agrícola, e o leasing, que funciona como um empréstimo com garantia, fazendo com que a fornecedora de crédito se torne dona do bem até a total quitação da dívida.
É muito importante ter em mente para qual finalidade o dinheiro do empréstimo será utilizado. Apesar de já saber que o montante será utilizado para a compra de novas máquinas e equipamentos, quais serão eles e onde serão inseridos? Qual a expectativa de retorno financeiro vindo deles?
Durante o ano, máquinas podem sofrer oscilações no preço e até mesmo passar por períodos promocionais. Por isso, procure pegar o seu empréstimo quando os seus preços estiverem menores do que o normal, assim, você conseguirá economizar na dívida.
Também é muito importante escolher sabiamente a instituição financeira para a realização de um financiamento de linhas de crédito. Isso ocorre porque é necessário escolher aquela que oferece menores juros e melhores condições de pagamento.
Existem alguns fatores que podem negativar a sua empresa na hora de conseguir crédito, como pendências legais, valor de capital próprio e garantias. Então, avalie a situação da sua empresa e veja o que pode ser motivo para a negação do dinheiro emprestado.
Os financiamentos de máquinas e equipamentos aparecem como ótimas maneiras de poupar o dinheiro utilizado no capital de giro da empresa. É muito importante que a instituição tenha um montante sempre disponível para pagar contas e resolver emergências, caso contrário, não conseguirá se desenvolver, nem mesmo pagar a dívida recém-adquirida.
O Capital Empreendedor funciona como um marketplace de crédito, no qual as empresas conseguem encontrar a melhor opção de crédito de acordo com a sua necessidade.
Como a empresa não é uma instituição financeira, todas as ações e transações são feitas diretamente com as fintechs e bancos escolhidos. O nosso papel é fazer uma busca pelas menores taxas de juros do mercado, intermediar o contato entre a empresa e a credora, bem como auxiliar na emissão da documentação necessária.
Outra facilidade oferecida pela Capital Empreendedor é o armazenamento de documentos. Por meio da plataforma não é necessário reenviar todos os documentos para cada uma das fintechs, já que eles podem ficar salvos no sistema em perfeita segurança.
Por meio da tecnologia, é possível realizar a pesquisa, análise e recebimento de crédito totalmente on-line, sem a necessidade de ir até um espaço físico ou esperar longos períodos para saber se foi aprovado ou não.
Entretanto, é muito importante manter a sua instituição em um bom score no serasa e sem pendências financeiras, assim, você conseguirá melhores opções de crédito e passará mais confiança para as credoras
Não perca tempo: entre em contato conosco agora mesmo e saiba melhor como podemos ajudar!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.