Se você é um empresário em busca de expandir o seu negócio, é importante entender como funciona o financiamento empresarial. Afinal, saber como obter recursos financeiros é a chave para levar sua empresa a novos patamares. Porém, muitas dúvidas podem surgir nesse processo.
Se você também quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura do post. A seguir, você vai descobrir quais são os principais tipos de financiamento para empresas, se vale a pena contratar essa modalidade de crédito e, ainda, vai entender como se planejar financeiramente. Confira!
O financiamento empresarial é uma maneira de obter recursos financeiros para empresas que buscam investir em seu crescimento. Existem diversas modalidades de financiamento, cada uma com suas próprias características, vantagens e desvantagens.
Em geral, os bancos e instituições financeiras avaliam a capacidade de pagamento da empresa antes de conceder o financiamento, levando em consideração fatores como o histórico de crédito, faturamento e garantias concedidas. Por isso, é importante que a empresa esteja bem estruturada financeiramente e apresente um bom plano de negócios ao solicitar um financiamento.
Há vários tipos de financiamento para empresas no mercado, e cada um deles é destinado a uma finalidade específica. A seguir, confira quais são eles.
Destinado à compra de veículos considerados de passeio, como carros e motos. Ele é uma excelente alternativa caso você, por exemplo, precise de um carro para realizar visitas aos clientes ou se precisa de uma moto para realizar entregas.
Esse tipo é voltado para veículos de grande porte, como caminhão, ônibus, van, micro-ônibus, tratores, veículos urbanos de carga (VUC). Essa opção é muito boa para quem quer iniciar um novo negócio ou mesmo para quem já tem uma empresa, mas deseja aumentar a frota de veículos.
Esse tipo de financiamento é destinado à compra de imóveis comerciais ou residenciais. É uma ótima opção para quem quer tirar a empresa do aluguel ou começar um novo negócio, mas ainda não tem um lugar próprio para começar a trabalhar.
Esse tipo tem como finalidade a compra de máquinas e equipamentos para uso na empresa, seja para expandir o negócio, seja para atualizar o maquinário que já tem e, assim, aumentar sua produtividade, seja para iniciar um negócio. Um bom exemplo é uma confecção de uniformes que decide adquirir mais máquinas para conseguir fabricar mais peças por mês.
Fazer um financiamento é uma excelente opção para empresas que desejam investir em seu crescimento, expandir seus negócios ou modernizar seus equipamentos e tecnologias. E ainda há muito mais vantagens. As principais são:
Ao decidir contratar um financiamento, é importante que a empresa realize um planejamento financeiro adequado para garantir que a decisão seja viável e segura. Para isso, é preciso:
Assim, para escolher um financiamento, é importante considerar fatores como as condições de pagamentos, juros, prazos e garantias exigidas pela instituição financeira. Além disso, avalie a capacidade de pagamento da sua empresa e não deixe de fazer um bom planejamento financeiro.
É recomendado também verificar as avaliações e reputação da instituição financeira, além de ler atentamente o contrato antes de assinar.
Portanto, entender como funciona o financiamento é importante para empresários que buscam investir em seu crescimento. Desse modo, não deixe de avaliar as diversas modalidades disponíveis no mercado e escolha aquela que melhor atende ao que você pretende. Com uma boa pesquisa e um planejamento financeiro sólido, a empresa pode impulsionar seu crescimento e conquistar novos patamares de sucesso.
Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre a Capital Empreendedor e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer de forma sustentável com crédito barato e justo.
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.