Todo negócio precisa de recursos para se manter funcionando. O primeiro desafio para muitos empreendedores é encontrar esses ativos e colocá-los à disposição. Felizmente, existe uma boa alternativa tanto para quem está começando quanto para aqueles que buscam ampliar as suas atividades: o financiamento para capital de giro.
Se você é um novo empreendedor, é muito importante se familiarizar com o conceito de capital de giro. E o financiamento é uma boa forma de suprir a sua empresa com o investimento de que você precisa para viabilizar o seu crescimento.
Acompanhe este post e entenda melhor como funciona o financiamento para capital de giro e como escolher o melhor para o seu negócio!
O capital de giro é a quantidade de recursos que a empresa precisa ter em caixa a qualquer momento para manter todos os seus processos funcionando — ou seja, quanto menor for o seu valor, menor será o custo para que ela permaneça em atuação.
É fundamental conhecer bem esse valor, pois ele funciona como um indicador da saúde financeira do seu negócio. Por exemplo, se ele for muito elevado, pode ser a hora de fazer uma redução de custos.
Conseguir capital empresarial é um dos primeiros desafios para qualquer empreendedor. E o financiamento é um dos principais métodos que você deve considerar.
Os financiamentos são oferecidos por instituições financeiras, sempre com um propósito específico. Isso os torna diferentes dos empréstimos, que não levam em conta a finalidade que o dinheiro terá.
Para obter um financiamento de capital de giro, você deverá entrar em contato com uma instituição financeira e fazer a sua solicitação, informando a quantia e como ela será usada. Se o pedido for aprovado, você receberá o valor solicitado e poderá incorporá-lo ao capital do seu negócio.
Após isso, tudo o que resta é pagar as parcelas do financiamento em dia. Dependendo do valor, os prazos podem ser bem longos e oferecer alguma flexibilidade.
Se você pretende contratar um financiamento de longo prazo para capitalizar a sua empresa, há alguns pontos que precisa avaliar. Veja os principais, a seguir!
Todo financiamento para capital de giro tem uma taxa de juros mensal. O ideal é sempre compará-las para conseguir parcelas mais em conta. Assim, você não tem que pagar um valor muito acima do que foi solicitado originalmente.
Outro ponto importante é o prazo para liquidar o financiamento: é preciso ter um plano bem definido para cobrir cada parcela e evitar ficar em atraso. Esteja sempre atento às exigências do contrato, assim como às consequências por atrasos.
Com esses pontos em mente, você já tem um direcionamento para buscar o seu financiamento para capital de giro. Essa é uma medida simples e eficaz para adicionar recursos ao seu negócio e aumentar o seu potencial de crescimento.
Quer comparar rapidamente as melhores taxas e ofertas de financiamento para capitalizar o seu negócio? Entre em contato com a Capital Empreendedor e veja como ela pode ajudar!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.