Conhecer os maiores empreendedores do Brasil pode trazer muitas lições. Além do aprendizado das estratégias que utilizaram, é interessante deixar-se envolver pela inspiração que eles podem representar para você.
Qualquer que seja o segmento de negócio, vale conhecer os caminhos que percorreram e a firmeza de propósito com que perseguiram seus objetivos. São lições impagáveis.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 3 dos maiores empreendedores do Brasil para você se inspirar.
É indiscutível que se pode aprender muito com outros empreendedores, seja porque começaram antes, seja porque tiveram sucesso. Mas, além do aprendizado técnico das estratégias de marketing, por exemplo, existe um fator da mais elevada importância ao conhecer a jornada de pessoas que empreenderam com sucesso: a inspiração.
Conhecer a história de cada empreendedor bem-sucedido, invariavelmente nos remete às situações de grandes dificuldades iniciais para obtenção de crédito e para vencer obstáculos antes de chegar à vitória e ao lucro. São eventos com os quais qualquer pessoa consegue se identificar, principalmente quem está empreendendo também.
Existem muitos empreendedores de sucesso no Brasil: Silvio Santos, Luiza Helena Trajano, Luiz Antônio Seabra e Abílio Diniz, entre tantos outros. Veja, a seguir, três nomes que ilustram o esforço e o sucesso dos empreendedores brasileiros e que você pode procurar conhecer melhor.
Nome conhecido na grande mídia, Roberto Justus trabalhava nos negócios da família, mas, logo após se formar em Administração de Empresas, iniciou sua jornada na área da publicidade com uma agência de propaganda própria, no ano de 1981. Seis anos após sua criação, foi eleita a Agência do Ano, no Festival de Publicidade de Cannes.
Posteriormente, foi eleito Publicitário do Ano, além de Líder Empresarial, pela Gazeta Mercantil. Em 1998, criou a Newcomm Comunicação, mais tarde Grupo Newcomm. Esteve à frente até 2017, quando encerrou sua participação para se dedicar mais à carreira televisiva que já conduzia, em programas como O Aprendiz, A Fazenda, entre outros.
Aos 17 anos de idade, Alexandre Costa distribuía ovos de chocolate de um fabricante, no comércio de São Paulo. Ao conseguir uma encomenda de 2 mil ovos de 50g em pouco tempo, ouviu da empresa que não conseguiriam atender ao pedido, o que o motivou a iniciar seu próprio negócio, contratando uma senhora que produzia artesanalmente.
Trabalhando 18 horas por dia, conseguiu entregar o pedido. Interessou-se pelo mercado, aprendeu a administrar o caixa, juntou dinheiro e foi para a Bélgica estudar a culinária do chocolate. Retornando, melhorou a qualidade dos seus produtos e inaugurou oficialmente sua primeira loja da Cacau Show em 2001.
Já em 2005, recebeu o prêmio de Melhor Franquia do Ano e, em 2008, a empresa se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Hoje a Cacau Show dispõe de 2 mil franquias em todo o país, uma para cada ovo de chocolate do pedido inicial de seu empreendedorismo.
Com 19 anos, Flavio Augusto da Silva vendia cursos de idiomas no Rio de Janeiro, mas, em 4 anos, tornou-se gerente de vendas. Aproveitando a experiência adquirida, em 1995, aos 23 anos de idade, conseguiu um empréstimo e fundou sua própria escola de inglês, a Wise Up. O sucesso veio logo no primeiro ano.
Hoje, Flavio Augusto, além de empresário, é um escritor e influenciador de grande sucesso. Desde 2011, criou no Facebook a página de sucesso Geração de Valor, com mais de 3 milhões de seguidores. Uma curiosidade: ele foi dono do Orlando City, time de futebol dos EUA, o qual vendeu recentemente.
E um detalhe interessante: de origem humilde na periferia carioca, Flavio ainda não sabia falar inglês. Na verdade, ele aprendeu o idioma depois de abrir a centésima unidade da escola.
A principal lição que pode ser aprendida ao conhecer a história de empreendedores de sucesso diz respeito às duas colunas mestras do empreendedorismo em qualquer lugar do mundo. São elas: ter um objetivo, isto é, saber onde se quer chegar e, por sua vez, trabalhar duro e não esmorecer. E o capital de giro? Este é um meio que pode ser obtido.
Esses componentes são comuns à maioria daqueles que construíram empresas de sucesso, sejam grandes ou pequenas organizações, mas chegaram onde pretendiam. Assim, escolha um empreendedor e depois outro, com quem acredite ter maior afinidade, e procure conhecer sua história. Será sempre uma experiência inspiradora.
Como você pode ver, as histórias de cada um dos maiores empreendedores do Brasil podem ser de grande inspiração para quem tem um negócio próprio. Os esforços e a luta constante para alcançar seus objetivos são realmente inspiradores, além de instruir com as estratégias que utilizaram para alcançar suas metas.
Para continuar recebendo informações relevantes, assine nossa newsletter.
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.