Registrato é um banco de dados onde estão armazenadas informações acerca do relacionamento entre os cidadãos e as instituições financeiras. O sistema fornece relatórios de operações de crédito, câmbio, transferências internacionais, entre outros. Ele é administrado pelo Banco Central do Brasil, que confere a qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido o acesso gratuito mediante cadastramento prévio.
Dessa forma, é possível acessar o Registrato do Banco Central tanto por desktops quanto por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, desde que o auto credenciamento seja realizado por meio de instituições financeiras autorizadas pela constituição federal.
Neste artigo, reunimos informações relevantes sobre o Registrato e como solicitá-lo ou consultá-lo por meio de seus canais bancários digitais. Confira!
Veja quais informações de ordem financeira podem ser consultados em relatórios do Registrato:
Linhas de crédito com Garantia de Veículos, confira!
Devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos presenciais para a retirada do relatório do Registrato foram temporariamente suspensos. Logo, existem apenas duas formas de oferecer esse serviço, conforme você pode ver a seguir.
O serviço provido por meio do Internet Banking é obrigatório para bancos comerciais, múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas que prestam serviços por meio desse canal digital de relacionamento com os clientes. Para as demais instituições financeiras, a opção é facultativa.
As seguintes instituições financeiras podem fornecer o Registrato do Banco Central. Basta acessar o menu principal e escolher a opção “Registrato”:
O fornecimento de informações do Registrato é facultativo em aplicativos de relacionamento bancário e deve ser conferido pelo usuário junto à sua instituição financeira.
Conforme ressaltamos, o acesso ao Registrato requer que o cidadão se cadastre previamente, por meio de uma das opções disponíveis na página de cadastramento de pessoa física do Banco Central do Brasil.
A documentação necessária para o processo de cadastramento ou alteração de cadastro nos sistemas do Banco Central e a visualização de dados sigilosos, quando o titular é pessoa física, depende da sua qualificação para acesso:
Para verificar a documentação requerida em cada uma dessas situações, o usuário precisa fazer a consulta no endereço oficial do Banco Central.
Já no caso de pessoas jurídicas, é preciso realizar o acesso ao Sisbacen com o certificado digital (e-CNPJ tipo A1 ou A3) pelo computador, solicitar uma senha e acessar o Registrato.
O envio de documentos, inclusive formulário preenchido e assinado requerido em todos os casos, deve ser feito por canais oficiais, e a autenticidade da documentação confirmada por meio de mecanismos de autenticação digital. Além disso, os selos cartoriais devem conter código ou QR Code que forneça o nome completo do assinante e informações sobre o documento ou o tipo de ato assinado.
Agora que você sabe o que é Registrato do Banco Central e como consultá-lo, faça seu cadastro na Capital Empreendedor e compare taxas de juros para obter o melhor financiamento!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.