Com o objetivo de desburocratizar o acesso e revolucionar a indústria, além do Pix, o Banco Central (BC) anunciou a criação do Open finance . O objetivo do BC é melhorar a competitividade no Sistema Financeiro Nacional, aumentando não somente a oferta de serviços e produtos financeiros, mas também dando mais liberdade e autonomia aos clientes, que passam a ter protagonismo em relação aos seus dados.
Para os empresários, essa liberdade pode abrir uma série de portas para o acesso a produtos e serviços financeiros que antes eram burocráticos e demorados, permitindo uma resposta mais ágil às demandas de mercado.
Os dados financeiros que antes ficavam restritos a cada instituição financeira passam a ser de propriedade do titular, que pode escolher com quais instituições pretende compartilhar.
Neste post, vamos entender quais são os benefícios do open finance para empresas. Confira!
Antes do Open Banking, quando as informações de cada cliente pertenciam à instituição financeira a que estava vinculado, era necessário cumprir os requisitos daquela instituição ou procurar outra para começar uma relação do zero.
Isso significava que, se você precisasse de um empréstimo ou financiamento para comprar um equipamento importante para seu negócio e o banco exigisse, por exemplo, 6 meses de movimentações financeiras para liberá-lo, você teria que atrasar seus planos ou buscar uma linha de crédito em outra empresa — que poderia fazer outras exigência por falta de acesso a seu histórico financeiro. O Open Finance tem como foco desatar essas “amarras”.
A partir do momento em que o cliente passa a ser dono de suas informações bancárias, ele fica livre para compartilhar com o banco que achar melhor. Em vez de começar do zero a cada mudança, ele leva o seu histórico de movimentações financeiras, que pode servir de base para conquistar benefícios e melhores condições, sem ter que começar do zero ou ficar preso a uma instituição por conveniência.
Agora que já entendemos o que é open banking e por que os empreendedores devem se atentar a essa oportunidade, vamos entender, de forma objetiva, os principais benefícios que essa mudança traz. Confira!
Com o Open Finance, o banco deixa de ser o dono dos dados, e o cliente assume o protagonismo em suas movimentações financeiras. Com o seu histórico em mãos, o cliente pode utilizar o seu comportamento financeiro pregresso para negociar melhores condições com o banco, passando a ser dele o poder de escolha.
A partir do momento que o cliente passa a ter protagonismo, os bancos precisam trabalhar para conquistá-lo. Essa concorrência é benéfica para todos, afinal, com os bancos saindo da zona de conforto, eles ficam obrigados a criar serviços mais eficazes e produtos inovadores.
Outro benefício que o Open Banking traz é o aquecimento da economia, afinal, PMEs poderão responder com mais agilidade às demandas de mercado. Em vez de esperar um prazo estipulado pelo banco para ter acesso a uma linha de crédito, o empreendedor poderá escolher a opção que permite acelerar o processo, evitando perdas de oportunidades.
A Capital Empreendedor é um software de comparação de crédito para empreendedores, através dos seus dados e documentação o sistema se comunica com mais de 360 Bancos e Fintechs, basta escolher a melhor oferta entre as diversas ofertas de crédito que você irá receber. Na Capital Empreendedor não é você que precisa ir de banco em banco, são eles que disputam para ter a sua empresa como cliente.
Clique no botão abaixo e compare com a Capital Empreendedor:
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são os benefícios do Open Banking para pequenas e médias empresas. A tecnologia veio para descentralizar o controle da informação e dar mais protagonismo aos titulares dos dados. Utilize esse benefício a favor do crescimento de seu negócio.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.