Para administrar um negócio, independente de seu porte, é fundamental entender alguns conceitos da economia. Afinal, eles influenciam diretamente na gestão dos seus recursos e nos resultados obtidos. Um bom exemplo disso é o poder de compra, que se aplica tanto à sua empresa quanto ao seu público no geral.
Familiarizar-se com esse conceito te ajuda a entender melhor como a economia de comporta e muda ao longo do tempo. Algo bastante importante para manter a longevidade da sua empresa. Saber quais fatores influenciam seu poder de compra também é muito útil para aumentá-lo quando necessário.
Confira o artigo e entenda melhor esse conceito e sua importância para seu negócio.
De forma resumida, o poder de compra é a relação entre os recursos disponíveis para uma pessoa e o que ela pode obter com eles. Um bom exemplo disso é a relação entre o salário de um indivíduo e seus gastos mensais. Quanto mais alguém pode comprar com um valor X, maior é seu poder de compra.
Por outro lado, esse valor também pode mudar ao longo do tempo. Se, por exemplo, após alguns anos, esse mesmo valor X não permite comprar os mesmos produtos ou na mesma quantidade, é sinal de que o poder de compra diminuiu.
Como você pode ver, ele não tem a ver apenas com o dinheiro disponível, mas com a sua capacidade de converter esse dinheiro em bens e serviços. Em uma empresa, esse valor reflete seu acesso à matéria prima e manutenção da sua equipe, por exemplo.
Muitas coisas podem afetar o poder de compra de um indivíduo, grupo, população ou de um empreendimento. Confira aqui os principais deles:
A inflação é quando uma moeda tem seu valor reduzido, geralmente por haver uma quantidade maior dela no mercado. Como resultado, o preço de diversos produtos aumenta proporcionalmente.
O acesso à renda, seja na forma de salário, investimento ou outros bens, também influencia o poder de compra. Quanto mais recursos disponíveis, mais você pode obter, mesmo quando seu poder de compra cai.
Ter uma linha de crédito disponível, como um empréstimo, também é um fator importante no seu poder de compra. Assim, mesmo quando não há capital em caixa, ainda é possível aproveitar certas oportunidades, fazer investimentos e aprimorar seu negócio.
Na prática, é difícil aumentar seu poder de compra diretamente, já que ele diz respeito à relação entre valor e capacidade de consumo. O que importa é o quanto pode ser adquirido com o mesmo valor ao longo do tempo.
Porém, você pode encontrar formas de lidar com essas mudanças no seu poder de compra, aumentando a rentabilidade da sua empresa. Como já mencionamos, você pode buscar uma linha de crédito para injetar capital em seu negócio, desde que você tenha um planejamento para obter o retorno financeiro necessário a partir desse investimento.
Entender o seu poder de compra e como ele muda ao longo do tempo é fundamental para o crescimento do seu negócio. Não só para analisar o seu potencial, mas também o poder de consumo do seu público.
Quer continuar recebendo nossas dicas para empreender melhor? Então siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn agora mesmo!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.