Se você fosse dono de um negócio que empresta dinheiro para pessoas, como saberia diferenciar os bons pagadores dos maus pagadores? Essa era uma das dúvidas cruéis das instituições financeiras no passado, quando ainda não existia a pontuação do score de crédito.
Se você não sabe distinguir com precisão quem honra ou não seus compromissos, está expondo o seu capital a um risco tremendo, e isso resultaria em uma alta taxa de juros para quem busca crédito.
Por isso, a pontuação do score de crédito veio como ferramenta fundamental para ajudar tanto quem fornece quanto quem capta empréstimos. Quer saber mais sobre o assunto e entender melhor como funciona essa pontuação? Então, acompanhe o artigo!
A pontuação do score de crédito nada mais é do que uma ferramenta composta por uma série de dados, registrados em órgãos de proteção, como Boa Vista SCPC e Serasa, capaz de destrinchar a saúde financeira da pessoa (física ou jurídica) e sintetizá-la em um número.
Essa ferramenta foi desenvolvida pela necessidade de analisar o comportamento financeiro do tomador de empréstimo e determinar o risco da concessão de crédito. Pessoas e empresas com histórico ruim terão dificuldades e encontrarão taxas de juros maiores. Já para os que detêm um bom passado, as alternativas de crédito são mais baratas e acessíveis.
A pontuação do score de crédito é definida com base em um estudo do comportamento da sua empresa. Isso quer dizer que ele leva em consideração como o seu negócio funciona, efetivamente, em termos financeiros: como as dívidas são feitas, como elas são pagas, o quanto sua empresa se endividou nos últimos meses, tudo isso é levado em conta no cálculo da pontuação.
A pontuação do score de crédito é estabelecida de forma automatizada pelos órgãos de proteção — Serasa e Boa Vista SPCC — e é descrito em 4 faixas principais:
Para as instituições que realizam a análise de crédito, quanto menor for a pontuação do score de crédito da sua empresa significa que menores são as chances de ela arcar com os compromissos realizados.
Seguindo a mesma lógica, quanto maior for a pontuação, maiores são as probabilidades de ela arcar com os compromissos em dia.
Portanto, manter a pontuação do score de crédito alta é sinônimo de manter as portas abertas para conseguir ter acesso a crédito no mercado de maneira mais fácil e mais barata.
A faixa de score muda mensalmente, portanto, é extremamente importante que a sua empresa invista sempre em ações que aumentem essa pontuação, tais como negociar as dívidas, manter as contas em dia e atualizar os dados frequentemente.
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