É comum, em algum ponto da vida de uma empresa, surgir a necessidade de usar uma fonte externa de financiamento. Independentemente do motivo: para não ficar no vermelho, expandir o negócio ou custear despesas internas, por exemplo.
Na prática, antes de aceitar a proposta, o credor solicita documentos de acordo com o negócio e modalidade solicitada, como CNPJ, contrato social, IR atual, entre outros, e realiza uma análise que revela o score de crédito empresarial. Assim, ele calcula o risco da operação, ou seja, a possibilidade de não receber o montante de volta no prazo. Quanto maior o risco, mais altos serão os juros.
Listamos algumas dicas de como utilizar esses recursos de forma mais inteligente! Confira!
A linha de crédito de antecipação de fatura de cartão de crédito é uma modalidade em que você pode adiantar o recebimento do valor das vendas realizadas com cartão. Ao invés de esperar o prazo normal de recebimento, que geralmente é mensal, você tem a opção de receber uma parte ou o valor total das transações imediatamente, mediante o pagamento de uma taxa ou desconto.
Essa opção é especialmente útil para empresas que precisam de capital de giro rápido, permitindo acesso a recursos financeiros antes do prazo normal de recebimento das vendas realizadas com cartão de crédito. Vale lembrar que a taxa ou desconto aplicado pode variar entre as instituições financeiras que oferecem esse serviço.
Entre os 3 maiores bancos privados do País (Itaú, Santander e Bradesco), o que possui a taxa mais cara é o Itaú, ocupando o 4º lugar do Ranking de Taxas de Juros PJ para a linha de crédito Antecipação de fatura de cartão de crédito.
A linha de crédito "Capital de Giro de Curto Prazo" é uma modalidade financeira projetada para atender às necessidades imediatas de caixa das empresas. Comumente utilizada para cobrir despesas operacionais cruciais, essa forma de crédito é uma espécie de "respiro financeiro" que auxilia na gestão de gastos diários.
Ao optar por essa linha de crédito, as empresas podem garantir recursos para cobrir diversos compromissos, como pagamento de salários, quitação de fornecedores e despesas operacionais correntes. O grande diferencial é o prazo mais curto para quitação, tornando-a uma solução ágil e temporária para manter as operações da empresa funcionando de maneira eficiente.
A agilidade na liberação dos recursos é uma característica marcante do Capital de Giro de Curto Prazo, proporcionando à empresa a flexibilidade necessária para enfrentar imprevistos e manter seu fluxo de caixa equilibrado. Essa modalidade de crédito é uma ferramenta estratégica para lidar com oscilações sazonais, enfrentar desafios financeiros momentâneos e garantir a continuidade das operações comerciais.
Entre os 3 maiores bancos privados do Brasil (Itaú, Santander e Bradesco), o que possui a taxa mais cara é o Santander, ocupando o 14° lugar com uma taxa de 3,59%, para a linha de crédito Capital de Giro de curto prazo.
O "Capital de Giro de Longo Prazo" é uma linha de crédito projetada para atender às necessidades de caixa em um horizonte temporal mais amplo. Diferentemente do capital de giro de curto prazo, essa linha de crédito visa fornecer recursos sustentáveis e de longa duração para as operações de uma empresa, geralmente com prazos a partir de 12 meses.
Ao optar por essa modalidade, as empresas podem assegurar uma reserva financeira que abrange não apenas as despesas operacionais correntes, mas também investimentos de maior envergadura, expansões e projetos de crescimento a longo prazo. O prazo estendido para a quitação proporciona à empresa uma flexibilidade maior, permitindo uma gestão financeira mais estratégica e planejada, além de uma taxa de juros menor.
A liberação dos recursos no Capital de Giro de Longo Prazo é feita de forma a atender às demandas de projetos de maior porte, proporcionando à empresa a estabilidade financeira necessária para empreender iniciativas de longo alcance. Essa modalidade de crédito é uma ferramenta estratégica para a implementação de estratégias de expansão, modernização de infraestrutura e investimentos em novas tecnologias.
É importante ressaltar que, ao optar pelo Capital de Giro de Longo Prazo, as empresas estão se preparando para um cenário de negócios mais duradouro e visando o fortalecimento a longo prazo de suas atividades comerciais. Essa modalidade de crédito representa um compromisso com o crescimento sustentável e a prosperidade a longo prazo da empresa.
Entre os 3 grande bancos privados (Itaú, Santander e Bradesco), o que possui a taxa mais cara é o Santander, ocupando o 21° lugar com uma taxa de 2,15%, para a linha de crédito Capital de Giro de longo prazo.
A antecipação de recebíveis ou desconto de duplicatas, permite que o empreendedor receba o dinheiro de suas vendas parceladas, ela pode ser obtida a partir de suas notas fiscais ou boletos. Possui uma das menores taxas de juros, uma vez que o empreendedor tem a garantia do dinheiro a receber, reduzindo o risco dos bancos.
Entre os 3 grande bancos privados (Itaú, Santander e Bradesco), o que possui a taxa mais cara é o Santander, ocupando o 33° lugar com uma taxa de 1,39%, para a linha de crédito de Antecipação de recebíveis.
Semanalmente a Capital Empreendedor publica um ranking dos bancos mais caros de crédito para pessoa jurídica, variando entre as modalidades de crédito Antecipação de fatura de Cartão de Crédito, Capital de giro curto prazo, Capital de giro longo prazo e Antecipação de recebíveis. Para receber uma notificação quando um novo estudo for publicado, inscreva-se.
Você pode comparar as melhores modalidades de crédito disponíveis gratuitamente e escolher a mais adequada para o seu negócio por meio da Capital Empreendedor. Complete seu cadastro em até 1 minuto!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.