Sócios, gestores e empresários constantemente precisam "se arriscar" em novas estratégias e projetos para promover o desenvolvimento dos seus empreendimentos. Muitas vezes, o resultado é bastante positivo, mas em outras, o prejuízo pode ser muito grande.
Neste texto, você entenderá como fazer investimentos de maneira mais inteligente utilizando o cálculo de retorno sobre investimento. Você entenderá o que é o ROI e qual a sua importância para as empresas. Ficou interessado no assunto? Boa leitura!
O Retorno sobre Investimento (ROI) é um importante parâmetro para investigar se os gastos realizados em alguma estratégia ou projeto estão gerando resultados positivos para a empresa.
Essa estatística é comumente usada para medir investimentos na área de marketing e publicidade, entretanto, também é possível utilizá-la para verificar se a compra de novos equipamentos, por exemplo, está surtindo o efeito financeiro esperado.
Muitos investidores utilizam o cálculo de retorno sobre investimento para ter certeza de que estão no caminho certo. Caso contrário, poderão pensar em novas maneiras ou novos investimentos antes de terem prejuízos.
Ao se ter um empreendimento ou realizar investimentos, é muito importante fazer análises constantes dos seus próximos passos, já que essa é uma maneira de evitar decisões ruins e que podem trazer consequências negativas futuramente.
Veja, a seguir, um exemplo de como esse cálculo é feito na prática.
Suponhamos que um projeto esteja dando um retorno de R$ 300.000. Para colocá-lo em prática, foi necessário desembolsar certa de R$ 50.000.
(300.000-50.000)/50.000 = 5
Ou seja, o retorno sobre esse investimento é 5 vezes maior do que o valor aplicado.
Caso o valor tivesse sido um número negativo, significaria que a instituição está tendo prejuízos. O resultado igual a 1 indica que não existe lucro nem prejuízo (o investimento estaria apenas "se pagando").
Além disso, o lucro adquirido pela empresa acaba sendo maior do que os juros a serem pagos ao banco. Uma instituição que consegue lucrar 15% ao ano já está realmente no lucro, por conta da taxa de juros bancários ser de 10% ao ano.
O ROI é uma métrica bastante importante para avaliar se os gastos nas áreas de marketing, publicidade ou até mesmo no investimento em outros setores de um empreendimento estão dando o resultado esperado.
Muitas vezes, o aumento no número de pessoas acessando o seu site ou mais produtos sendo produzidos em menos tempo não são garantia de que mais vendas estão sendo concretizadas.
Outro fator importante relacionado ao retorno sobre investimento é que ele auxilia na criação de metas e objetivos internos da instituição, pois seus resultados dão um parecer confiável do andamento do negócio e oportunidades de pensar em maneiras de melhorar um cenário ruim.
Ele ainda permite que a empresa tenha uma visão mais realista do seu próprio negócio e consiga administrar melhor o seu dinheiro, já que conseguirá saber com exatidão o que está oferecendo mais lucro no momento.
Calcular o ROI promove muitos benefícios tanto para investidores quanto para instituições. Além disso, é realizado por meio de um cálculo bastante simples.
Um dos primeiros e mais notáveis benefícios do cálculo do ROI é a possibilidade de o empreendedor ou sócio ter em suas mãos resultados atualizados e reais sobre os investimentos que tem feito.
Para quem está buscando novos sócios ou parceiros, utilizar essa métrica como indício de saúde financeira e rentabilidade do negócio é uma boa maneira de ganhar confiança.
Um ROI positivo evidencia que o empreendimento está tendo bons parâmetros de eficiência e que os investimentos foram feitos com sabedoria. Entretanto, resultados negativos mostram que é preciso pensar em soluções para diminuir os prejuízos.
Caso você esteja com vários projetos em mente para a sua instituição, mas não sabe qual deles colocar em prática primeiro ou priorizar, o ROI pode ser uma ótima maneira de mostrar qual deles é o mais rentável e que deve ser implementado mais rapidamente.
Além de saber quais investimentos devem ser priorizados, o cálculo de retorno sobre investimento também mostrará quais projetos não são tão viáveis, permitindo que você os abandone ou modifique-os, de maneira a não sofrer com prejuízos futuramente.
Como consequência dos benefícios anteriores, o seu negócio verá um aumento considerável nos seus lucros, já que o corte de gastos e investimentos inteligentes farão com que mais vendas sejam concretizadas.
Esse dinheiro extra poderá ser usado para fazer novos investimentos na sua empresa, seja para otimizar setores específicos ou a própria produção das mercadorias e serviços que são vendidos.
Softwares de gestão podem auxiliar nesse cálculo, já que concentram uma grande gama de informações sobre a instituição e seus devidos investimentos.
Os dados providos por esses sistemas são constantemente atualizados e confiáveis, com cálculos de desempenho, como do ROI, mais efetivos e com um alto poder de decisão. E não apenas isso: a tecnologia também consegue auxiliar no aumento desse índice.
Investir em tecnologias para melhorar a sua produção ou organizar o seu empreendimento é uma decisão bastante lucrativa, já que você poderá contar com diversos benefícios, como segurança das suas informações, otimização de tempo, corte de gastos relacionados a funcionários e recursos, entre outros.
Outra vantagem da tecnologia é a de que os setores do seu negócio estarão bem integrados, permitindo o compartilhamento de dados e o auxílio mútuo, o que otimizará diversas atividades cotidianas e resultará em um produto final de mais qualidade.
Por isso, adotar tecnologias dentro de uma empresa é uma garantia de que a sua instituição melhorará internamente e externamente, oferecendo uma melhor qualidade de produto e serviço para os clientes e uma gestão bem mais eficiente.
Agora, você poderá realizar investimentos com mais sabedoria e segurança de que não será pego de surpresa por prejuízos!
Compartilhe agora mesmo este conteúdo em suas redes sociais e ajude a disseminar o conhecimento!
Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.